Saiba tudo sobre a profissão de Arquiteto

Um arquiteto é o profissional responsável por planejar e acompanhar a execução da edificação de seus projetos para espaços de lazer, moradia, transporte, trabalho e demais finalidades que damos aos espaços de convivência humana.

Utilizando soluções criativas, estéticas, históricas, culturais, funcionais e com impactos urbanos e ambientais conscientes, o arquiteto projeta uma construção ou reforma verificando as condições do local, limites financeiros e espaciais para adequação do espaço para sua finalidade desejada.

 

Como trabalha?

O principal desafio do arquiteto é tornar os projeto funcionais, pensando no conforto e na estética sem prejudicar o meio ambiente. É ele quem pensa na harmonia entre a iluminação, ventilação e móveis de um ambiente. A atualização, seguindo as tendências de materiais e técnicas, também é muito importante para um arquiteto.

O arquiteto pode estar inserido em uma empresa de construção civil ou órgão público, ou pode ter seu próprio escritório, atendendo demandas variadas e especializadas. O profissional pode assumir desde uma reforma de um cômodo até grandes construções.

Uma das áreas de atuação desse profissional é a arquitetura de interiores, que tem como foco projetar tudo o que estará em um ambiente e se preocupar com sua harmonia, ventilação, facilidade de circulação e segurança.

O arquiteto que deseja atuar com paisagismo precisará de habilidade para projetar espaços abertos, em contato com a natureza e com a cidade, como jardins, praças e parques.

Outra área importante em que ele pode trabalhar é a de restauração de prédios antigos e fachadas. O planejamento urbano também conta com a participação de arquitetos para a elaboração do Plano Diretor, obras de mobilidade, resoluções de problemas resultantes da expansão populacional, com o planejamento de novos bairros e reforma dos antigos.

Ainda sobre a área de atuação, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é uma autarquia federal que possui a função de orientação e fiscalização do exercício das profissões de arquiteto e urbanista. Vale destacar que as divisões regionais do Conselho estão localizadas em âmbito estadual. Por fim, as diretrizes do CAU estão presentes em regulamentações do Código de Ética e em ações como a emissão de registros profissionais, além de pareceres sobre responsabilidade técnica e certidões.